Pioneira Generosa Candido recebe homenagem após falecimento aos 99 anos

28/08/2017 22:28

No dia 12 de agosto, faleceu a pioneira dona Generosa Candido que nos deixou aos seus 99 anos de idade. Ela nasceu em 9 de janeiro de 1918 no distrito de Viçosa em Alagoas. Seus pais eram Capistrano de Barros e Maria Teresa Conceição.

A pioneira se casou em 25 de fevereiro de  1939 em Viçosa/AL com Ulisses Candido (in memorian). Durante uma entrevista com a mesma em 2012 quando completou 94 anos, em um dos trechos ela disse: “Lá em Viçosa era muito difícil e trabalhávamos na roça, na lavoura de feijão de corda, fava e mandioca só pra comermos”.

O casal teve 19 filhos no total, 13 destes filhos nasceram em Viçosa-Alagoas, 8 faleceram em Alagoas por problemas de saúde. Luis, Julio, Valdir, Antonio e José (in memorian), chegaram em Mariápolis na década de 50 junto de seus pais que foram trabalhar de empregados.

Com muito esforço e dedicação adquiriram suas terras. Em Mariápolis o casal teve seus outros 6 filhos – Aristides, Gerson, Nei, Elza, Maria e Doralice. Através destes filhos nasceram 33 netos, 49 bisnetos e 13 tataranetos.

Ainda durante a entrevista de 2012, ela fez recordações do passado e questionada sobre a importância de seus filhos, Generosa desabafou – “Com muita Fé em Deus e trabalho criamos todos os filhos”, se emocionou e chorou.

Dona Generosa ladeada pelos filhos Luís, Nei, Antonio, Valdir, Elza, Gerson, Maria, Aristides, Doralice, José (in memorian) e Júlio.

Homenagem da neta Tamiris em nome da família

“A vida não foi fácil pra ela, seus passos foram acompanhados de muito trabalho duro e momentos tristes, mas também de muitas alegrias e momentos felizes.

Por mais que eu tente esta homenagem ainda estaria incompleta diante de tantos predicados que ela tinha e do amor que transmita…

Sim, a vó não esperava, ela fazia acontecer. Ela seguia seu caminho de forma tranquila e com uma alegria contagiante. Nunca se deixou abater pelas adversidades da vida e foram tantas… principalmente nos últimos anos.

Pequena e de aparência frágil, mas forte como uma rocha. Dos 19 filhos, 10 estão vivos e os outros 9 já se encontraram com ela no outro plano, descansando na luz eterna. E a família só cresce e floresce com a graça de Deus.

Gratidão sincera é a melhor forma de retribuir todo amor que nos é dispensado, respeitando as lições que nossos avós, verdadeiros anjos, nos deixaram e lembrá-los sempre com um sorriso no rosto. Felizes os netos que tem seus avós por perto fisicamente, pois estão ao lado de seus anjos da guarda. Fui uma neta privilegiada em ter sua companhia todos os dias ao meu lado desde que nasci até o dia em que a senhora partiu pra junto de Deus.

Ter uma avó é ter felicidade no peito, e sou feliz por ser neta de quem sou. Vó Generosa só temos a agradecer toda felicidade que a senhora nos trouxe, por termos tido tanto tempo com a senhora, 99 anos bem vividos, felizes ao nosso lado, foram anos de muita luta, mas também anos de muitas alegrias. Mulher extraordinária, dona de uma história mais extraordinária ainda. E humildemente, como fizemos sempre que estávamos diante da senhora, pedimos a bênção, pois acreditamos que feliz daquele que tem pai, mãe, avó e avô para poder pedir a bênção, essa sim é uma pessoa rica de verdade. Te amamos pra sempre e vamos sentir saudades da senhora todos os dias, lutaremos pela união de nossa família com a certeza de nos encontrarmos na eternidade.

Fotos: Álbum de família.

De seus filhos, netos, bisnetos e tataranetos com muito amor e carinho.

Publicado pelo site: http://leiaopovo.com.br/wp-novo/noticias/pioneira-generosa-candido-recebe-homenagem-apos-falecimento-aos-99-anos/