Eu Amo Mariápolis!


Quais os nomes das cidades da "Alta Paulista"?

14/02/2012 21:16

A região da Alta Paulista é uma faixa de terras que compreende a área entre os rios do Peixe e Aguapeí, no sentido norte-sul, e dos arredores do município de Garça ao rio Paraná, no sentido leste-oeste.Infelizments é uma das regiões mais pobres do estado e, atualemente, cogita-se a formação de uma região administratica independente de sua porção mais nova : "A Nova Alta Paulista".

 

Alta Paulista é uma antiga região ferroviária do estado de São Paulo colonizada em maior escala a partir da primeira metade do Século XX, tradicionalmente conhecida como a faixa de terras situada entre o Rio Aguapeí ou Feio e o Rio do Peixe, por onde passava o traçado do Tronco Oeste da Companhia Paulista de Estradas de Ferro.

                  Algumas das cidades da região (de leste a peste) são: GarçaMaríliaTupãParapuãRinópolisOsvaldoInúbia PaulistaLucélia,AdamantinaPacaembuDracenaPanorama (está às margens do Rio Paraná).

                  A ferrovia chegou a Tupã em 1941, de onde avançou somente a partir de 1949, pelas terras que por tal motivo têm sido doravante conhecidas como Nova Alta Paulista.

                  Durante o domínio da ferrovia, a região teve grande desenvolvimento inicial, aliada ainda à expansão do café, apesar de tal cultura não estar mais nos tempos de auge àquela época. Entretanto, com o passar das décadas a riqueza acumulada foi sendo investida em outras regiões e a Alta Paulista permanece tendo como principal atividade a agropecuária, e figura, ao lado do Sudoeste Paulista e do Vale do Rio Ribeira de Iguape, entre as regiões mais pobres do estado de São Paulo.

Fonte: Wikipedia.org

—————

Voltar