Eu Amo Mariápolis!


O que fazer e o que não fazer na hora de uma entrevista de emprego?

25/05/2011 20:39

Entenda o processo de entrevista

A entrevista é parte fundamental do processo de seleção de candidatos. Nela você terá a oportunidade de mostrar suas habilidades e competências, de falar das experiências descritas no seu currículo, e de conhecer a oferta da empresa contratante.

As informações tratadas numa entrevista contêm dados de ordem pessoal (estado civil, família, interesses pessoais), da formação acadêmica (cursos regulares e especiais), da experiência profissional (empresas onde trabalhou e funções que exerceu) e de temas atuais. Boa parte dela está baseada no currículo. 

Com estes pontos cobertos o entrevistador poderá avaliar se suas características se encaixam ao perfil de profissional desejado pela empresa e se você está atualizado sobre temas relacionados à sua área de atuação e ao mercado.

Como se preparar para a entrevista

Aparência

Na entrevista a aparência é sempre muito valorizada. Os candidatos devem estar vestidos com discrição, preferencialmente os homens devem se apresentar vestidos com traje social ou terno, cabelos alinhados e sapatos limpos. As mulheres podem usar terninho (calça comprida ou saia) ou vestir traje social. O que deve ser evitado é o uso de roupas justas, transparentes, decotes ousados, calças de cintura baixa que deixam a “barriguinha” a vista. O cabelo deve estar alinhado, se muito comprido, pode ser preso. Se forem tingidos, que não estejam com duas cores. A maquiagem deve ser leve e discreta.

Conheça a empresa onde quer trabalhar

Procure informações na internet, leia os jornais e converse com pessoas da sua rede de relacionamentos. Procure informações sobre a história da empresa, sua cultura, seu crescimento, veja quem são seus concorrentes, qual sua imagem no mercado, quais são seus produtos ou serviços. Tente identificar como poderia ajudá-los do ponto de vista da função para a qual você será entrevistado. 

Durante a entrevista você poderá ser solicitado a dar referências profissionais. Antes de informar nome e telefone de um antigo chefe peça autorização.

Pontualidade e calma são excelentes cartões de visita

Você deve chegar alguns minutos antes da hora marcada, assim ficará mais tranqüilo, poderá observar melhor é o ambiente da recepção e o clima da empresa.

Mantenha a calma agindo de forma natural, honesta e sem pressa. Ser chamado para uma entrevista é um bom sinal, pois significa que seu currículo já foi analisado e atende as expectativas do cargo.

As entrevistas normalmente são complementadas por testes que podem ser de inteligência, personalidade ou aptidão técnica.

A Entrevista

A entrevista é o momento do contato pessoal, o momento ideal para colocar suas principais experiências, realizações, habilidades, competências, trabalhos que trouxeram desafios e como foi seu desempenho. É o momento de obter informações mais detalhadas da empresa e do cargo ao qual está se candidatando. É a oportunidade para expressar de forma clara as suas expectativas, suas aspirações profissionais e como planeja conquistá-las e, ainda, de reforçar a importância da função e da empresa no desenvolvimento da sua carreira.

Processos seletivos são sempre competitivos e geram certa tensão. Tente manter sua ansiedade sob controle, tenha confiança em você. Procure ser objetivo, saiba que o entrevistador vai perguntar quando tiver dúvidas e vai dar um desconto no caso de você se apresentar um pouco nervoso.

Atitudes durante a entrevista 

O tratamento entre as partes deve ser educado e gentil, e ambos, entrevistador e entrevistado, terão tempo para falar e deverão saber ouvir. 

Seja otimista, mostre-se disposto e nunca fale mal de pessoas ou empresas com as quais já trabalhou. Seja honesto sobre situações que possam parecer constrangedoras, como ter sido mandado embora do último emprego. Melhor a sua honestidade diante de um fato da vida cotidiana, do que uma mentira que poderá ser descoberta. 

Lembre-se que sua experiência profissional deverá ser ressaltada na medida da função que virá a exercer. Procure destacar pontos importantes da sua trajetória profissional que possam contribuir com o desenvolvimento dos negócios da empresa. 

Seja absolutamente honesto com relação a erros que possa ter cometido na sua vida profissional, pois os erros cometidos, se bem elaborados, são fonte de aprendizado. 

Finalização 

Conclua a entrevista perguntando quais os próximos passos e como você será informado deles. Isto se o entrevistador já não o tiver informado. 

Nunca se esqueça de agradecer a oportunidade da entrevista. 
 

Após a entrevista é recomendado que você faça uma análise de como se saiu na mesma, que perguntas respondeu bem, que perguntas poderia ter respondido melhor, e o quanto conseguiu expor de suas habilidades, competências e experiência profissional. Assim, você poderá corrigir qualquer falha. 

Fonte:https://www.jobcenter.com.br/artigos_det.asp?txtID=78&txttpart=2

 

—————

Voltar