Eu Amo Mariápolis!


Valorize seu currículo, veja o que ele precisa ter para ser valorizado e se destacar entre outros na seleção da empresa.

25/05/2011 20:41

Valorize seu currículo!

 

O currículo é sua apresentação à empresa. Na maioria dos casos a empresa vai ver o seu currículo antes de conhecê-lo pessoalmente.

Principais elementos do currículo

  • Local e data
  • Nome, nacionalidade, idade e estado civil
  • Endereço, telefone e e-mail para contato
  • Objetivo: especifique a área e a função pretendida
  • Resumo de qualificações: resuma suas competências e habilidades
  • Experiência profissional: destacar o nome das empresas, o período de trabalho e as principais realizações em cada uma delas. Normalmente esta parte do currículo é feita em ordem cronológica decrescente, ou seja, começando pela sua última ou atual colocação.
  • Grau de escolaridade: formação (até que grau estudou), graduação e  pós-graduação e cursos relacionados à função pretendida. Aqui  deverá ser destacada a instituição de ensino e o período do curso
  • Cursos de especialização ou aperfeiçoamento: siga a mesma linha da formação acadêmica, relacionando principalmente aqueles ligados a função pretendida
  • Idiomas: destaque quais idiomas e o grau de fluência
  • Conhecimento em informática: destaque os programas com os quais você tem habilidade
  • Pretensão salarial (se for solicitada).

A clareza das informações conta pontos na seleção

Em um processo seletivo, as pessoas da empresa responsáveis pela análise dos candidatos, costumam trabalhar com diversos currículos. Muitas vezes o processo de seleção é exaustivo, pois os selecionadores recebem currículos confusos e acabam gastando muito tempo na classificação dos mesmos.

Objetividade

Você deverá ser objetivo e conciso nas informações de seu currículo, resumindo o seu conteúdo a 2 ou 3 páginas no máximo. Cuide da apresentação, ou seja, imprima seu currículo em papel claro e limpo, sem rasuras, sem erros de ortografia e gramática, sempre lembrando que ele é a primeira apresentação sua como profissional.

O currículo é pessoal e contém informações profissionais. Por isso não existe um modelo único ou ideal de currículo.

Você poderá fazer uma carta para acompanhar o currículo. Esta carta deverá ser modificada conforme a empresa que irá recebê-la. Cuidado para não repetir na carta as informações do currículo.

Troque de lugar: coloque-se no lugar de quem vai contratar

Um bom exercício é tentar colocar-se no lugar de quem vai ler o seu currículo, e analisar se as informações estão claras, objetivas, e se despertam interesse sobre o profissional. Gaste tempo na preparação do seu currículo, afinal a qualidade dele depende da sua dedicação.

Fonte:https://www.jobcenter.com.br/artigos_det.asp?txtID=43&txttpart=2

  

—————

Voltar